• Dom Filipe - Abade do Mosteiro do Rio de Janeiro

    Dom Filipe


    Laetus Domus Dei - Alegre na Casa de Deus


    Dom Filipe (José Cláudio) da Silva OSB é alagoano, nascido na cidade de Rio Largo.
    Antes de ingressar na vida religiosa foi funcionário público estadual da Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas, como Técnico em Agropecuária.
    Graduou-se em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Maceió do CESMAC (Centro de Estudos Superiores de Maceió).
    Ingressou no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro em fevereiro de 1988, nele fazendo sua primeira profissão no ano de 1990, após um ano de postulantado e dois de noviciado; e fez seus votos definitivos aos 08 de dezembro de 1993.
    Graduou-se em Filosofia e Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil (Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro), sendo ordenado diácono aos 07 de junho de 1997 e sacerdote aos 27 de dezembro do mesmo ano.
    É Pós-Graduado em Filosofia pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, obtendo o título de especialista em Filosofia Geral com a monografia “A Gnose em Clemente de Alexandria”.
    É o atual Abade do Mosteiro de São Bento de Olinda, eleito aos 22 de agosto de 2006. Tomou posse no dia seguinte, 23, e recebeu a Bênção Abacial no dia 14 de setembro do mesmo ano, Festa da Exaltação da Santa Cruz.
    Além de Abade – o pai do mosteiro – Dom Filipe vem desenvolvendo, desde o Rio de Janeiro, atividades nas áreas de educação, espiritualidade (retiros, direção espiritual, confissões), acompanhamento  e aconselhamento familiar, a partir da espiritualidade beneditina.

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    Site Lugar de Encontro

    Site Lugar de Encontro